quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cuspe



Vou falar para todos vocês que por alguns problemas não tenho ido ao templo da minha congregação, porém DEUS tem falado muito. Antes que alguém venha me falar: "Se você esta passando por problemas ai que tem que ir a igreja." Sempre que estamos com problemas devemos nos achegar aquele que pode nos ajudar e o fato de eu ir a igreja não significa que eu estou mais perto ou mais distante de DEUS, também não quero ser mal entendido. Não estou dizendo que ir ao templo da congregação não e importante, de fato e muito importante, mas o mais importante e você ser o templo de DEUS.

No Evangelho de São Mateus 5 Cap:

21 "Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás' e 'quem matar estará sujeito a julgamento'.
22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno.
23 Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
25 Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.
26 Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo."

Assim como Moisés compareceu diante diante da comunidade de Israel vindo do monte Sinai, onde ele recebe as tábuas da lei, Jesus comparece como um novo Moisés, no Sermão do monte, ele aparece no monte das bem-aventuranças, assim chamado, e ele apresenta a Lei.

Ele usa a expressão: "Vocês ouviram o que foi dito eu porém digo a vocês o seguinte." Jesus em toda a sua jornada e caminhada na terra veio pregando a  lei dada a Moisés, porém sempre nos levando ao entendimento mais profundo, não penas superficial, mas completo em seu contexto. Como os rabinos da época, Jesus veio trazer a sua própria interpretação da lei.

Nesse texto Jesus esta apresentando o seu julgo, que e suave, esta apresentando como ele compreende o propósito da lei. Nesse casa ele usa um dos mandamentos 'Não Mataras' e ele completa dizendo que não basta não matar, o que e importante e o que agente abriga no nosso coração, Agente não Mata, mas Odeia, agente não Mata, mas chama de Racá, chama de Louco.

A expressão RACÁ, por alguns interpretes, e aquele barulho que agente faz com a garganta quando vai cuspir algo. Isso é terrível porque agente não mata, mas cuspi as pessoas para fora das nossas vidas, é esse ódio que vem la de dentro que e tão letal quanto o próprio ato de matar. Jesus esta nos mostrando que não e como você se comporta, a questão e o que está dentro de você.

O motivo da lei de Moisés não é lhe oferecer um conjunto de regras comportamentais, mas é comunicar o próprio caráter e o próprio coração de DEUS. Por isso que no coração de DEUS não existe nem o Matar, nem o Odiar e muito menos o CUSPIR as pessoas da sua presença. Existe RECONCILIAÇÃO, existe COMPAIXÃO, existe PERDÃO.

Se o coração de DEUS existe tudo isso, no coração dos FILHOS de DEUS é isso que deve existir.

Adaptação: FelipeBlackSoul

4 comentários:

  1. Belo texto!
    Não vivemos debaixo da lei, mas debaixo da graça e isso não nos dá a liberdade para fazermos o que bem entendermos com as nossas vidas. Pelo contrário, Jesus veio para nos dar compreensão dessas leis com AMOR. Não adianta "cumprir regras" se o seu coração não entende o porque de segui-las!

    ResponderExcluir
  2. Felipe gostei muito do texto,apesar de não ter visto relação com a introdução. Mas enfim, é uma postura bem perigosa a se assumir, essa do relacionamento "Eu e Deus" (opinião própria claro) No meu caso ,não pela igreja em si, mas pela comunhão com irmãos, os quais me suportam em oração e me auxiliam na caminhada, sinto extrema necessidade de congregar no templo físico.

    ResponderExcluir
  3. nnao entendi muito mas amem!!!!

    ResponderExcluir